A mecânica dos fluidos e a interação hidrodinâmica entre corpos rígidos

Autor/palestrante:
Francisco de Melo Viríssimo (mestrando, IME-USP)
Classificação do vídeo:
Colóquio
Arquivo de vídeo:

Resumo: Neste encontro, falaremos um mínimo de uma das áreas mais populares das ciências matemáticas e engenharia: a mecânica dos fluidos. Famosa ao mesmo tempo por sua beleza e relevância, ela ainda carrega consigo um outro atributo, que é o da dificuldade intrínseca de suas questões. Basta ver o problema de existência e unicidade para as equações de Navier-Stokes, que permanece em aberto mesmo após ser eleito um dos 7 problemas do milênio pelo Clay Institute.

Mas tal dificuldade não é exclusiva destes problemas matemáticos sofisticados e aparece em contextos bem mais simples. Por exemplo, considere a seguinte situação: suponha que haja dois corpos, rígidos e estacionários, imersos em um fluido e façamos que este fluido escoe de maneira simples, com velocidade constante. Uma pergunta natural é: o que acontece com estes corpos? Há interação entre eles?

Nesta palestra, discutiremos informalmente este problema de interação hidrodinâmica entre corpos rígidos. Veremos que responder a esta questão é, em geral, uma tarefa muito complicada – mesmo se ignorarmos a viscosidade do fluido! Começaremos apresentando um pouco da história do problema; discutiremos brevemente algumas das técnicas usadas no passado e presente; e concluiremos apresentando, para o caso bidimensional, um “cálculo” que nos permite resolver completamente o problema geral de interação hidrodinâmica entre um número qualquer de corpos rígidos imersos em um fluido ideal e irrotacional. Ilustraremos a discussão com alguns exemplos.

Não há pré-requisitos para esta palestra. Contudo, pessoas com noções em análise complexa, equações diferenciais parciais e mecânica dos fluidos apreciarão melhor o nosso encontro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações técnicas

Apresentação, câmera e edição de vídeo: Maria Fernanda Araujo de Resende
Câmera: Thiago Costa Raszeja